* * * * * * *SEJAM BEM VINDOS AO SITE DO RUBRO NEGRO UIRAUNENSE * * * * * * *

online



22 de jun. de 2012

2

CRONICA ARBITRO DE FUTEBOL

Compartilhar no WhatsApp

FONTEhttp://oesporteemfoco.blogspot.com.br/

por lucelio pereira (equipe bola de ouro)

Herói ou louco, eis a questão? 

 Como podemos definir o árbitro que apita futebol não profissional, o chamado futebol de várzea. Que adjetivo é mais apropriado. Herói! Ou simplesmente louco!
Eles geralmente deixam o aconchego de seus lares, nos domingos, antes dos primeiros raios de sol, mal tomam o café da manhã e já correm para não perder a primeira condução, e tudo isso para chegar sempre no horário, antes das equipes, nos campos de futebol espalhados por este Brasil a fora.
        São pessoas simples, porém dedicadas. Depois de vestirem a surrada roupa de árbitro e calçarem o velho par de chuteiras, digo de passagem, muito bem engraxadas, lá vão eles pra enfrentarem as mais diversas situações que uma partida de futebol pode proporcionar.
         Uma boa parte destes “homens de preto” se quer concluíram o ensino básico ou até mesmo nem possui um diploma de curso de arbitragem de futebol. Apitam de coração. Com a coragem. Com a educação recebida dos pais, educação esta que resume à honestidade e ao respeito ao próximo. Do princípio de nunca prejudicar ou cometer injustiça.
         São eles, sempre presentes nos campos de grama ou sem, de terra batida ou esburacada, com ou sem alambrados, com pequenos balaústres ou uma simples corda para separar a torcida enlouquecida querendo sempre o seu “couro”.
       Campos estes localizados nas periferias das grandes cidades, em lugares em que até mesmo a polícia pensaria duas ou mais vezes antes de visitá-los.
São estes árbitros que farão nas mentes dos futebolistas de fins de semana a alegria ou a tristeza. Pois a vitória veio apesar deles. E a derrota veio por causa deles.
          Pessoas humildes, seres humanos, porém são árbitros de futebol. Verdadeiros heróis dos campos de futebol da várzea

2 comentários :

  1. Caro Assis, não é querendo contrariá-lo mas, foi você mesmo que um dia falou de lealdade para mim e, a matéria acima postada e que é atribuída ao amigo Lucélio, na realidade é de autoria de Valter Ferreira Mariano, e foi publicada originalmente há quase 06 anos, mais precisamente no dia 26/10/2006, no site planeta gol (http://www.planetagol.com.br/2006/10/26/o-heroi-da-varzea/)copie e cole o na barra de endereço e pode conferir.
    Um abraço!

    Prof. Jandeilmo (Cleidão)

    ResponderExcluir
  2. cleidão obrigado pela visita ao nosso blog eu copiei a materia do esporte em foco por que achei interesante e é exatamente o que eu penso sobre a arbitragem lá esta como materia de lucelio pereira agora em relação ao autor da materia eu lamento que o amigo lucelio não colocou a fonte verdadeira da materia , isso é constrangedor ,mas obrigado e sucesso

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI O SEU COMENTARIO COM MODERAÇÃO.

DE 2004 a 2020 ESTE ÉO JOGO DE NUMERO 422 COM/ 210 VITORIAS / 66 EMPATES / 109 DERROTAS /833
GOLS MARCADOS / 573 GOLS SOFRIDOS / SALDO DE +260 GOLS / O artileiro e´Nen com 183 gools marcados